quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Midias em sala de aula.

Quadro negro e giz na mão, é só pensar nessas duas coisas que a primeira coisa que vem a cabeça é a sala de aula. Bons professores, motivados e preparados mesmo com poucos recursos conseguem fazer da sala de aula um ambiente de curiosidade a aprendizagem, porém em pleno século XXI só isso já não é mais suficiente.
Mas o que as tecnologias tem oferecido para o melhor desempenho do trabalho do professor? Vejamos algumas delas...

Quadros Interativos



Já são realidade de algumas escolas e tem substituido o lugar do quadro negro e da televisão, permitindo não só fazer anotações como fazer uso de programas interativos, estimulando a participação dos alunos, como também na reprodução de videos. Esse recurso também permite que o professor guarde, edite, reveja, todo o material produzido no quadra, seja por ele, ou pelo aluno, dando uma maior comodidade ao professor que pode revisar com seus alunos o que ja foi estudado.

Materias impressos


Não se pode descartar as midias em sua versão impressas, livros e revistas ainda são um bom recurso para auxiliar ao professor durante seu trabalho em sala de aula. Atividades como leitura, recorte, mural, colagens são muito bem recebidas pelos alunos e os estimulam a fazer suas tarefas de uma forma diferente.

Computadores


Não faz muito sentido manter os alunos distantes da realidade da era da computação. Vivemos em um mundo globalizado e a escola deve se adaptar a isso, para que não seja um universo paralelo. Embora exista ha dificuldade de levar computadores a todas as escolas, esse recurso pode auxiliar muito no desenvolvimento do aluno, dispertando sua curiosidade, como também auxiliando ao professor e montar nossas estruturas e novos metodos de ensino.


0 mil comentários: